domingo, 18 de novembro de 2007

REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL CADEIRA DE RODAS

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS (IWBF)

REGRAS DO JOGO DE BASQUETE

EM CADEIRA DE RODAS

As regras do basquete em cadeira de rodas são muito semelhantes às do jogo de basquete tradicional. São feitas apenas algumas modificações que levam em consideração a cadeira de rodas, a mecânica da sua locomoção e a necessidade de se jogar sentado.

REGRAS GERAIS

Como no basquete tradicional são cinco jogadores em cada uma das equipes, com dois períodos de 20 minutos, usando 30 segundos de posse de bola. No caso de empate no fim do segundo período, uma prorrogação de 5 minutos será usada para o desempate.

A QUADRA

A quadra de jogo deve ter as dimensões de 28 m x 15 m, medidas estas que são requeridas para competições da IWBF. A quadra deve ser delimitada por linhas, sendo que as linhas de lance livre e de três pontos são de acordo com as regras da FIBA. A altura da cesta é a mesma do basquete tradicional (3,05m).

A CADEIRA DE RODAS

A cadeira deve se adequar a certos padrões para garantir segurança e competitividade.

A cadeira pode ter 3 ou 4 rodas, sendo duas rodas grandes na parte traseira e uma ou duas na parte frontal. Os pneus traseiros devem ter o diâmetro máximo de 66 cm e deve haver um suporte para as mãos em cada roda traseira. A altura máxima do assento não pode exceder 53cm do chão e o apoio para os pés não poderá ter mais que 11cm a partir do chão, quando as rodas dianteiras estiverem direcionadas para frente. A parte de baixo dos apoios devem ser apropriados para evitar danos à superfície da quadra.

O jogador poderá usar uma almofada de material flexível no assento da cadeira. Ela deverá ter as mesmas dimensões do assento e não poderá ter mais de 10cm de espessura, exceto para jogadores de classe 3.5, 4.0 e 4.5, onde a espessura deverá ser de no máximo 5 cm.

Os jogadores podem usar faixas e suportes que o fixem na cadeira ou faixas para prender as pernas juntas. Aparelhos ortopédicos e protéticos podem ser usados. O cartão de classificação dos jogadores deve informar o uso de próteses e afins e indicar todas as adaptações na posição do jogador na cadeira.

Pneus pretos, aparelhos de direção e freios são proibidos. Os árbitros devem checar as cadeiras dos jogadores no início do jogo, para que conferir se estas cadeiras estão de acordo com as normas estabelecidas.

SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE JOGADORES

O basquete em cadeira de rodas é um jogo para pessoas com deficiências permanentes nos membros inferiores. O sistema classifica os jogadores baseado na observação de seus movimentos durante uma performance de habilidades de basquete como: empurrar a cadeira, driblar, passar, receber, arremessar e pegar rebotes. As classes são: 1.0, 1.5, 2.0, 2.5, 3.0, 3.5, 4.0 e 4.5. A cada jogador é atribuído um valor em pontos igual à sua classificação.

Os pontos dos cinco jogadores são somados para formar um time que alcance um determinado total de pontos. Para os Campeonatos Mundiais da IWBF, competições para-olímpicas, campeonatos locais e torneios classificatórios para esses eventos o time não pode exceder a 14 pontos.

Cada jogador possui um cartão de classificação que deve ser usado durante o jogo. O cartão mostra a classificação do jogador, indicando também quaisquer modificações no seu assento e o uso de faixas ou aparelhos protéticos e ortopédicos.

BOLA AO ALTO

Cada período começa com a decisão da posse de bola (Bola ao Alto). O jogador não pode se levantar da cadeira (falta técnica). Portanto, os jogadores com o acento mais alto são beneficiados.

No caso de uma “bola presa”, onde o jogador tem as duas mãos na bola durante a partida, cada equipe tem a posse de bola em lateral alternadamente. A direção da próxima posse em decorrência de uma “bola presa” é indicada por uma seta na mesa de controle.

VIOLAÇÕES ESPECÍFICAS PARA O BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS

Violações são infrações às regras, onde a equipe que a comete perde a posse de bola para a outra time, através da cobrança de lateral no ponto mais próximo ao local da infração.

1. Violações fora da quadra

Um jogador está fora da quadra quando alguma parte de sua cadeira está em contato com a linha limítrofe ou fora dos limites da quadra. Se um jogador jogar a bola em um oponente para que ela saia da quadra propositadamente o oponente ficará com a posse de bola.

2. Regra de Progressão

O jogador pode empurrar a cadeira por no máximo duas vezes antes de driblar, passar ou lançar a bola. Três empurrões em movimento, incluindo um pivô, constituem uma violação de progressão.

3. Regra dos 3 Segundos

Um jogador não pode permanecer por mais de três segundos na área restritiva do oponente. Essa restrição não se aplica enquanto a bola está no ar durante um lance para a cesta, durante um rebote ou uma bola morta. Jogadores que permanecerem na área restrita por mais de três segundos cometem uma violação.

4. Regra dos 5 e 10 segundos

Um jogador marcado de perto que está segurando a bola deve passar, lançar ou driblar em 5 segundos.

Uma equipe deve trazer a bola da sua área de defesa para a área de ataque em 10 segundos. Demorar mais que isso nesses eventos resulta em uma violação.

5. Faltas

Faltas são infrações às regras envolvendo contato físico com o oponente e/ou comportamento anti-desportivo. A falta é marcada contra o ofensor e a penalidade pode ser a perda da posse de bola, lance livre ou séries de três lances, dependendo da natureza das faltas. O jogador que cometer 5 faltas durante a partida, após o terminando esse estoque de faltas o jogador deve se retirar do jogo.

6. Falta Pessoal

O basquete em cadeira de rodas é um esporte sem contato. Uma falta pessoal é aplicada ao jogador quando ele bloqueia, segura, puxa ou impede o progresso do oponente com seu corpo ou com a cadeira. Rudez desnecessária também é punida como falta pessoal.

Para todas essas faltas, a cadeira é considerada como parte do jogador, e o contato não acidental entre cadeiras também constitui falta.

7. Falta Técnica

A falta técnica é aplicada quando um jogador demostra conduta anti-desportiva, quando se levanta do acento da cadeira ou retira seus pés do apoio ou usa alguma parte de seus membros inferiores para obter vantagem desleal ou direcionar sua cadeira. Quando uma falta técnica é marcada, o oponente tem direito a dois lances livres. O arremessador é designado pelo capitão da equipe.

44 comentários:

Unknown disse...

tinha um trabalho de escolha ... e isso me ajudou muito valeu mesmo!!!

aline disse...

no meu caso aconteceu o mesmo que o joão victor,eu também tinha um trabalho do colégio e isso me ajudou muito fora que gostei muito de ficar sabendo mais sobre o que acontece com os cadeirantes .eu acho que foi uma otima ideia criar um modo de que todos possam praticar esse tipo de esporte.bom resumindo gostei de mais pois na verdade eu não tava com a minima vontade de fazer esse trabalho e quando comessei a fazer fui me entereçando pelo assunto e agora estou aqui para parabenizar todos vocÊs por tudo que vocÊs estão fazendo por eles.

Unknown disse...

isso é muito legal pois posso ser menina mais amo o basquete

gleice disse...

valeu foi o unico lugar que achei ma ajuda decente para fazer meu trabalho, me ajudou mtuito mesmo.

Nathália Rigor disse...

Me ajudou bastante tbm ! Muito Obrigada ... :D

Unknown disse...

estou a fazer um trabalho para a escola sobre o basquetebol em cadeiras de rodas ..
Quem vir este comentario pode dizer-me qual foi a maior dificuldade que teve em começar a jogar basquetebol ?

Unknown disse...

pode cree
meu trabalho fikou a pampaa!!!!

Marina disse...

Tinha que fazer um trablho dizendo o que eu acho interessante o que basquete traz, e isso me ajudou muito, brigada mesmo, e ainda tirei 10 no trabalho

JULYANE disse...

ainda bem que existe esse site se naum eu iraia tirar 0 no trabalhinho da escola... nossa geral pega informação aki néár que massa kkkk ava!

JULYANE disse...

nem conheço esse joão mais meu caso o foi o mesmo que eo dele acho que foi o mesmo que gerall kkkkk é taum bãõ ter a internet por perto! rsrsrs

jaques disse...

pow adorei vai me ajudar pacas no trabalho educaçao fisica vou tirar um notao se deus quiser ele quer com umas regras dessas 10 e pouco ainda.

jaques disse...

muito bom adorei as regras obrigado

As peripersias da Rô disse...

muito bom....seria otimo se existissem profissionais como vc..Sou academica de Educação Fisica foi de grande valia essas suas explicações..Continue assim sendo esse otimo profissional da area,com certeza vai ser espelho para muita gente.

As peripersias da Rô disse...

Vc está de parabens..que bom se existissem mais profissionais de Educação Fisica como vc...Sou academica do curso de Educação Fisica e é de grande valia suas explicações pois foi a unica decente que achei..Continue assim sendo esse otimo profissional será espelho para muita gente ...bjusss

yohana gabriela riva disse...

bom, eu adoro basquetebol ,e percebi que mesmo com dificuldades esses jogadores buscam felicidades nesse jogo tao interessante,dessa forma, eles conseguem atingir seus obetivos, claro quediferente de nos mais pelo menos sao inteligentea capacitados para isso...... sabe porque? por força de vontade,porque se nao tivessem nao edtariam ali..bom esse é o meu comentario um abraço e boa sorte pra todos vcs jogadores!!!!

Paulo disse...

VLW EU TINHA Q FAZER UM TRABALHO SOBRE PARA-ATLETAS E ESSA POSTAGEM ME AJUDOU MTO.
VLW CARA.

Paulo disse...

Eu tinha que fazer um trabalho sobre para-atletas e essa postagem me ajudou muito.
Pessoal,entrem em www.meublog-paulinho.blogspot.com

Unknown disse...

Muito bom mesmo espero ser um atleta sobre rodas so falta um local onde treinar =/

Camila disse...

é eu tb tenho um trabalho mas não sei se esse post tá certo...

Michel disse...

valeu mesmo tbem estava procurando so bre estas regras pra um trablhoa.

Michel disse...

muito interessante, estava procurando algo sobre regras para um trabalho, valeu mesmo.

coments disse...

adoreii me ajudou muito no trabalho do colégio vlw ...

renata thomas disse...

adorei muito pois estava procurando isso para um trabalho da escola e graças a esse site consegui fazer tudo o que eu precisa!!!! obgd :)

Unknown disse...

cara muito bom tinha um trabalho para fazer e esse era o unico site com regras decentes

Unknown disse...

quais são os 5 principais jogadores??

Unknown disse...

na onde mostra como joga nessa porra

Unknown disse...

vlw mesmo tava precisando para um trabalho de escola < tirei 10 huehuehueue



Unknown disse...

Muito bom, graças a isso consegui Recuperar minha nota! kkkk

Unknown disse...

Me ajudou muito no trabalho que fiz!Pena que é muita coisa!

Unknown disse...

Achei ótimo! Tinha um trabalho para educação física e foi perfeito! Tirei um 10.0 Parabéns a quem fez esta publicação!!!! =D

Unknown disse...

Isso me ajudou em um trabalho :D Obrigado!

Unknown disse...

Isso me ajudou em um trabalho :D Obrigado!

Unknown disse...

me ajuda pra caramba valeu velho
]

Unknown disse...

Me ajudou mt mesmo pq o meu trabalho valia 4,0 pontos e eu estava em recuperação nessa matéria vlw msm

Unknown disse...

ME AJUDOU MUITO TINHA QUE FAZER UM TRABALHO SOBRE O BASQUETE NA CADEIRA VALEU MESMO SE NÃO FOSSO A INTERNET PRA AJUDAR NOS TAVA REPETINDO DE ANO VALEU MESMO OBG

Unknown disse...

me ajudou a fazer um trabalho escolar

Unknown disse...

eu precisava saber as regras do basquete de cadeira de rodas para fazer um trabalho e esse site me ajudou muito valeu

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
VRAUZINHO disse...

VÃO TODOS A MERDA NINGUÉM LIGA SE TE AJUDOU FAZER A MERDA DO TRABALHO OU NÃO VAO TODOS TOMAR NO CU

VRAUZINHO disse...

QUEM TA LENDO É VIADO POSTEI E SAI CORRENDO

VRAUZINHO disse...

GABRIEL KOPENHAGEN É GAY

Unknown disse...

Me ajudou no meu trabalho obrigado muito 😊

Unknown disse...

Chupa meu pau?

Unknown disse...

Chupa meu pau?